Páginas

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Conheça o herbalista Paracelso


Paracelso Aurelius Philippus Theophrastus Bombastus Von Hohenheim nasceu na Suíça em 1493, filho de um médico, de quem herdou o gosto pelas ciências naturais. Revolucionou a Medicina de seu tempo, se negando a aceitar os tomos impostos pelas Universidades, atribuídos a Galeno, Celsus e Avicena. Chegou a queimar os tratados de medicina atribuídos a tais nomes da velha ciência médica, em praça pública. Seu comportamento transgressor lhe rendeu muitos inimigos. 

Das obras de Paracelso, três influenciaram decisivamente a Magia Ocidental e serviram mesmo como base para os futuros estudos que originaram a Homeopatia: “Opera Omnia” (ou “A Chave da Alquimia”, que traz conhecimentos médicos, além de capítulos que versam sobre a forma como os feitiços maléficos agem no ser humano), “Botânica Oculta” (sobre as virtudes mágicas e medicinais das plantas) e “Archidoxia Mágica” (ou “O Sétimo Livro Supremo de Ensinamentos Mágicos”, que trata das virtudes ocultas de selos planetários, palavras mágicas, poções e unguentos medicinais). 

Junto com Agrippa e Alberto Magno, está entre os autores que, mesmo trabalhando sob a égide da Igreja Católica Romana, lançaram as bases da Analogia Mágica, descobrindo e estabelecendo a grande maioria do que sabemos hoje sobre os valores ocultos, energéticos e mágicos dos elementos de origem vegetal, animal, mineral e humana, ajudando a desvendar os Mistérios da Magia Natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário